quinta-feira, 28 de julho de 2011

Vitaminas e minerais na dieta para uma pele saudável .


Muita gente se engana ao achar que a beleza da pele depende somente de cremes nutritivos e hidratantes… sim! eles são muito importantes, mas não adianta nada nutrir a pele por fora se esquecermos da alimentação.  Uma dieta com vitaminas, minerais e outros nutrientes na proporção correta é fundamental para que a pele tenha aparência saudável.
Reconhecida a importância da dieta para a beleza da pele, surge a dúvida: onde encontrar os nutrientes e…  para que eles servem?
 Como cuidar da saúde e prevenir o envelhecimento na hora da feira:

 Você provavelmente já ouviu sua mãe falar: “come cenoura por que faz bem pra pele… tem betacaroteno!”
Antioxidante natural (previne o envelhecimento por inibir radicais livres), o β-caroteno dá elasticidade à pele,  além de aumentar o brilho dos cabelos. Certamente seu bronzeado será um grande beneficiado, pois o betacaroteno se tranforma em Vitamina A dentro do corpo, que favorece a formação de melanina: pigmento produzido pela pele na presença dos raios ultra-violetas do sol.
Onde encontrar: Legumes e frutas de cores intensas ( amarelo, vermelho e alaranjado) e em menor quantidade nas verduras: cenoura, abóbora, beterraba, manga, agrião, brócolis, couve, espinafre e outros.

O Cobre promove a maturação de colágeno e atua na síntese elastina, ambos  responsáveis pela resistência e elasticidade da pele. Logo, a presença de cobre na nutrição é um importante aliado contra a flacidez da pele.
Onde encontrar:  grão-de-bico, nozes, lentilha, fígado, ostras, carne e outros.
IMPORTANTE: Evitar congelar os alimentos por mais de seis meses e aproveitar o caldo do cozimento para garantir o cobre no prato.

A ômega 3 é uma gordura cuja deficiência está ligada ao ressecamento da pele, ou seja, se seu problema é ressecamento: uma dieta rica em Ômega 3 vai auxiliar a recuperação da saúde da sua pele.
Também é ligada ao bom funcionamento do cérebro com melhora da concentração, das habilidades motoras e da memória além de aumentar a motivação e a velocidade de reação (reflexos).
Onde encontrar:  Peixes de águas frias (atum, arenque, bacalhau, salmão, truta..), sementes e  óleo de linhaça.

Atua na restauração da pele ao participar da formação de novos tecidos.
A Vitamina A é também um poderoso antioxidante indicado para prevenção do envelhecimento da pele.
Onde encontrar: Vegetais ricos em betacarotenos (convertidos em vitamina A pelo organismo – vide seção de acima), fígado, manteiga, leite, gema de ovos, sardinha, queijos gordurosos e outros.

  • Vitamina C
Fontes de Vitamina C
Fontes de Vitamina C
Que Vitamina C é bom pra gripe, isso todo mundo sabe. A novidade é que ela é também uma poderosa aliada da beleza da pele. Antioxidante natural, a Vitamina C protege a pele contra os danos dos raios ultravioleta, aumenta a capacidade de cicatrização e a produção de colágeno (responsável pela elasticidade e firmeza da pele).
Onde encontrar: Frutas cítricas, tomates, brócolis, pimentões e outros.

  • Vitamina E
A vitamina E é um antioxidante natural poderoso que protege as células do corpo dos radicais livres, ou seja: atua contra a deterioração das células, ação importante para retardar o envelhecimento.
Onde encontrar: A fonte mais conhecida de Vitamina E é o gérmen de trigo, porém é encontrada também em óleos vegetais (amendoim, cártamo, milho, girassol, etc.), nozes, sementes e grãos em geral, além de vegetais de folhas verdes.

CUIDE DA SUA PELE COM UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E VOCÊ VAI SENTIR MUITO MAIS EFEITOS NOS TRATAMENTOS ESTÉTICOS E COM OS COSMÉTICOS!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário