terça-feira, 23 de agosto de 2011
DRENAGEM LINFÁTICA REVERSA
O Dr. ADOLFO CARLUCCI, médico cirurgião plástico ,ao constatar que as cirurgias plásticas na região de abdominoplastia e a mastoplastia fazem uma interrup~çao dos vasos linfáticos superficiais e profundos (infecções ou necrose) prejudicando a drenagem fisiológica dos líquidos ,e verificando ,também ,que quando a drenagem linfática manual era exercida ocorrida o surgimento de um edema pericicatricial , promovendo uma tensão indesejável na le~sao ,fato que facilita a formação de cicatrizes espessas ,quelóides ,ptoses etc. Se propôs uma alteração no sentido clássico da drenagem linfática manual, que denominou-se de DRENAGEM LINFÁTICA REVERSAS .
Na abdominoplastia ,o retalho C é totalmente retirado ,saindo com ele a rede linfática que se dirige para as regioões inguinais . O restante do retalho cutâneo abdominal é deslocado e tracionado para baixo ,provocando um verdadeiro estiramento da rede vascular ,que permanece direcionada para cima , para as regiões axiliares e torácicas.
Por este motivo , a drenagem passa a ter , abaixo do umbigo ,uma direçaõ e sentido para cima , de maneira oposta á pratica anteriormente á cirurgia . As manobras devem ser muito lentas ,progressivas de proximal á distal ,com a superfície cutânea bem deslizante ,evitando-se assim , deslocamento acidental do retalho cutâneo.
No caso de pós-operatório ,realizam-se estímulos sobre o DUCTO TORÁCICO , com auxilio da respiração . Solicita uma inspiração profunda e na expiração realiza uma suave pressão .
BOM ,É FAZER O PRÉ -OPERATÓRIO 15 DIAS ANTES DA CIRURGIA !!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gostaria de saber mais sobre essa drenagem, por acaso teria mais artigos ou referencias bibliograficas que eu possa estar lendo? Obrigada
ResponderExcluir